sábado, 30 de junho de 2018

Aproximação de Marte em Julho de 2018


Durante este mês de Junho, olhando a Leste por volta das 22h00min (horário de Brasília) já podemos observar no céu um ponto vermelho-alaranjado de brilho intenso. Muitos podem pensar em estar vendo uma estrela, mas na verdade trata-se do planeta Marte.
Devido à órbita elíptica dos planetas há um momento em que ocorre a máxima aproximação entre eles, e no caso da Terra e Marte isso ocorre a cada 26 meses, sendo a próxima ocorrência dia 27 do próximo mês (Julho). O especial desta ocasião é que esta aproximação se dará no instante do periélio de Marte, que é o momento em que ele estará mais próximo do Sol. Isso proporcionará um aumento aparente ainda maior e consequentemente um brilho mais intenso. A distância entre a Terra e Marte neste dia será de apenas 57,7 milhões de quilômetros. O brilho de Marte hoje já é maior que qualquer estrela no céu e brilhará ainda mais quando atingir sua maior aproximação da Terra no período.
Em 27 de agosto de 2003 houve uma aproximação ainda maior entre os dois planetas, onde a distância mínima entre eles foi de apenas 56 milhões de km, sendo a maior aproximação desde o Homem de Neandertal, há 60 mil anos. Uma aproximação como essa só ocorrerá novamente em 2287. Atualmente softwares nos permitem calcular com grande precisão estas efemérides. Como já é visível a olho nu, sua coloração vermelho-alaranjada será intensificada por pequenas lunetas ou binóculos. Já telescópios com aberturas acima de 150 mm poderão notar alguns detalhes da superfície marciana, como as calotas polares já observadas no registro fotográfico ao lado, feito no último dia 15 de Junho com um telescópio Newtoniano de 200mm aqui em Patos de Minas. A nuvem branca na parte inferior de Marte trata-se de uma calota polar composta de gelo seco (dióxido de carbono) e não de água como ocorre na Terra. Sua coloração avermelhada vem da oxidação do minério de ferro outrora presente, fato corroborado pela diminuição da densidade do planeta, que é torno de 3,9 g/cm³, enquanto os outros planetas rochosos gira em torno de 5,3 g/cm³.

A ilustração abaixo mostra a proporção do aumento do tamanho aparente observado nos últimos anos por telescópios utilizando-se de técnicas de astrofotografia.



Embora o aumento do tamanho aparente proporcione o favorecimento de fotografias tiradas por astrônomos amadores através de telescópios, a olho nu o planeta se apresentará como um ponto com brilho intenso e de coloração vermelho-alaranjado.




Identificando Marte!

Marte está nascendo no horizonte Leste por volta das 20h30min em Patos de Minas. Por volta das 22h00min, acima do horizonte a Leste é possível identificá-lo facilmente pela coloração característica e sem a obstrução de casas ou árvores.

Durante todo o mês de Julho será possível a observação do planeta que cruzará o céu durante toda a noite.

No dia 27 de Julho atingirá sua máxima aproximação terrestre e seu periélio, proporcionando um brilho intenso e uma grande oportunidade para fotografá-lo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário